segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Como é meu colega

Nossa amiga Selma Carvalho, em seu blog, nos deixa como sugestão a atividade abaixo, mas seria mesmo para a educação infantil, e como o tema principal para o ano de 2016 são crianças do 5º ano, fizemos algumas adaptações. Fiquem à vontade para comentar e dar mais sugestões. Aqui, tudo é bem vindo!!!




Como é meu colega???

 ( By Selma Carvalho)


Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.

 Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. 

Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o desenho (retrato) de todos. 

Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você.
 Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. 

Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.


É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.





Como é meu colega?

(By Escola de Gente Feliz)

Seria mesmo uma adaptação do famoso "amigo secreto", onde cada criança pegará o nome de um colega, sem saber quem está pegando (partindo da premissa que a sala já se conhece) e irá descrever em um papel todas as características físicas desse colega. 

E ao término dessa atividade, irá ler aos demais, sem citar nomes. A sala deverá adivinhar de qual criança o texto se refere. 

E segue assim até o término da atividade que não deverá ultrapassar a casa dos 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário